terça-feira, 6 de setembro de 2011

Fotos da Ação Jovem

O Grupo Ação Jovem, faz parte de um projeto desenvolvido pelo Governo do Estado, junto à Secretaria da Assistência Social de Conchas. Ano passado a Assistente Social Rosa entrou em contato com as escolas pedindo auxílio de voluntários para o desenvolvimento de trabalhos com esse grupo, que tem como finalidade o estímulo para jovens com problemas de faltas e déficit de acompanhamento de aulas. A prof. Soraia Elias Caram respondeu  iniciando um trabalho muito interessante com eles e veio me pedir se poderia desenvolver algo também. Como já fazia parte de nossas propostas e de nosso estatuto entrar em contato com as escolas para estímulo  e conscientização de nossa memória e riquezas patrimoniais, o convite veio de encontro às nossas expectativas.
O Grupo desenvolveu um registro de fotos das Instituições da cidade durante o ano de 2010, orientado pela Oficina, que reproduziremos a seguir:
Iremos aos poucos colocando o nome dos alunos que participaram.

O Cine Cruzeiro depois de transformado em Super Mercado, pertencente à família Alexandre

Ainda esperamos que venha a abrilhantar nossa cidade como o Teatro Municipal de Conchas 

O prédio da Votorantim, depois de adquirido pelo André Lagragna e sua esposa Lilian, da família Audi.

   Nessa época já estava em início de reforma e revitalização, muito bem realizados pela arquiteta Ludmila

A primeira etapa foi a reforma  da administração  transformando-a numa escola de Kumon para a Liliam. No Simpósio mostramos as fotos dessa etapa já terminada.  A iniciativa deles foi muito importante, pois serviu para que a cidade começasse a despertar para o que seja  revitalização de áreas degradadas respeitando o Patrimônio Histórico.

O prédio do Bola Sete, foi construído pelo Sr. Francisco José Speers, Superintendente da Estação, no início do desenvolvimento da cidade. Era uma serraria onde nossas  matas circundantes eram devastadas transformando na época perobas, mognos, jacarandás, etc. em dormentes para a Estrada de Ferro que continuava sua expansão pelo Estado.
  
Depois veio a ser um clube e salão. Infelizmente os hábitos da época eram cruéis e como contava minha mãe, as pessoas de pele negra eram impedidas de frequentar o CRB. Assim, com o tempo, foi ocupado por essas pessoas. Daí surgiu o nome irreverente de Bola Sete, porque no bilhar a bola de número sete é a bola preta!
Graças a Deus houve algum avanço em nossa sociedade!

As casas hoje ocupadas pela Jamila e a Amra W. Caram, foram inicialmente construídas para Sede do CRB, naquela época funcionou o cinema de Conchas. As paredes têm uns quarenta centímetros de espessura!

Vista da Rua São Paulo em direção aos Armazéns da Votorantim

Mesma vista com um distanciamento maior.


Onde hoje funciona o correio foi a casa construída pelo Cel João Batista de Camargo Barros, na passagem do século desenove e que foi mantida durante muito tempo pela família Gorga, já referida na série do Simpósio.
Igreja Matriz de São Bom Jesus de Conchas, construída na época do Pe Geraldo, na década de 1960, projeto de Benedito Calixto Neto, responsável pela Basílica da Aparecida.

Muito próximo dali, onde hoje fica o prédio da SABESP e a casa do Mureb despontava no fim do século desenove a primeira capelinha de São Bom Jesus.

Prédio onde funcionou a Prefeitura, belíssimo!
Assim como muitos prédios fotografados em 2010, hoje estão com pintura nova, com certeza logo poderemos vê-lo pintado também.

O nosso saudoso CRB, de tantos carnavais e bailes inesquecíveis!






A casa do Sr. Assef Jorge já foi mencionado até no livro Em Busca de Raízes do seu Nelsom Malheiro, num apelo para que alguém lembre de tombá-lo, pois realmente trata-se de documento histórico. Foi onde funcionou a farmácia do Sr. Luís Locchi. É o genuíno Sobrado dos Locchi, pois a palavra sobrado surgiu da construção destinada ao comércio e que na parte de cima servia de moradia, assim o que "sobrava" era moradia.

Hoje se encontra pintada e bem conservada.


O Paço Municipal, agora com influências da arquitetura da década de sessenta,  anteriormente funcionou como Escolas Reunidas.








Esse é o obelisco construído em homenagem ao Dr Renato Locchi, filho do Sr. Luís Locchi, que se destacou no Brasil como renomado anatomista, é lembrado até hoje e continua a ser cultuado por seus ex alunos. No cemitério de Conchas o seu túmulo desponta na rua principal, também como um belo registro arquitetônico.


Só fiquei sabendo da existência depois que li o livro do Nelsom Malheiro.
Daí a importância em estimular a pesquisa sobre nossa história nas escolas.


A Igreja Presbiteriana, também com pintura nova este ano.
Me lembro que morria de vontade de assistir as peças que faziam no teatrinho deles quando criança. E como brincava de ping pong, no salão aos fundos com a criançada que frequentava a igreja, nas tardes de folga! 




Olha só, ainda acompanharam as obras de reforma da Pça Tiradentes!










Detalhe da instalação dos tijolos


Esse foi um dos primeiros poços da cidade, pois quem podia perfurava os poços no quintal. Quem não tinha posses, vinha buscar água no jardim. E isso até o final da década de 1940!

Aos fundos a casa construída pelo vereador Delfino Inácio Pires, irmão de minha avó,
por volta de 1917 e hoje funciona a Associação do Comércio e Indústria de Conchas.


A Escola Cel João Batista de Camargo Barros, hoje está muito bem conservada e nas cores originais.


A Capela de São Benedito já reformada.






Sentimos a falta dos nossos bancos!!!....




A 1ª Estação das Conchas, conforme muito bem analisado pelo Dr. Paulo Fraletti.


A Gare da Estação, construída em 1904. Hoje uma sala é ocupada pela APRUC, Associação dos Produtores Rurais de Conchas.


A Prefeitura tem estudado a possibilidade de Restauro do Prédio. 


Capelinha da Norata, na Rua Pernambuco. Já caiada e continua a ser mantida pelos seus descendentes. Hoje é aberta todos os dias e está uma gracinha.



Pag em construção


Prédio da Caixa D'Água



Ê! Me lembro quando o prof. Pete mandou nosso grupo fazer uma visita e desenvolver um trabalho sobre tratamento da água, também!






O Cruzeiro




Detalhe da argamassa. O obelisco da Pça Dr. Luis Locchi também está merecendo esse cuidado! Olha que bonitinho!

Seminário dos Padres Salvatorianos
Hoje é utilizado para eventos e Retiros espirituais.

Capela com iconografia moderna e belíssima.


Iconografia sob a escada.


Capela interna

O grupo fez a pesquisa com o Pe Lemes.


O Bosque do Seminário é um dos recantos mais bonitos da cidade.














Infelizmente nem todos os alunos desenvolveram sua pesquisa, portanto várias instituições não estão registradas aqui, porém como a idéia é desenvolver todo ano algo nesse sentido, futuramente iremos complementando as que faltarem.

7 comentários:

  1. Virginia trabalho lindo! parabéns!
    Admiro sua boa vontade para fazer tudo isso.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Olhando as fotos lembrei que o sobrado da antiga prefeitura era coberto com pó de mica.Processo bastante utilizado em art-deco, cintilava ao sol.Também o armazém do meu pai e o sobrado da rua Saõ Paulo ,abaixo família Caram ,antiga sede do Banco Cruzeiro do Sul, tinham o mesmo tipo de pintura em pó de mica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Toty! Infelizmente as pessoas não sabem como fazer um reparo nesses revestimentos e acabam por pintar por cima causando outros problemas na argamassa que só irão aparecer com o tempo! A mica,que é um mineral,triturada´é muito apreciada por dar uma acabamento perolizado. É misturada à massa raspada e foi muito utilizada no início do século XX, para dar aquele acabamento parecido com o granito nas construções imitando paredes de pedra, com o tempo passou a ser utilizada em grandes panos de argamassa apenas pelo efeito cintilante e marcou uma época na arquitetura. É o cirex. Hoje em dia existem outras composições na construção civil que tentam dar o mesmo acabamento.
      Há algum tempo conversei com o Lucas e falamos sobre a massa raspada da Igreja Matriz, pois à iminência de manutenção, me preocupou pois é importante não pintar. Uma lavagem com pressão controlada por equipe especializada é suficiente para devolver a beleza da nuance terracota.

      Obrigada Toty. Seu acompanhamento é indispensável! Gostaríamos de tê-la sempre por perto!

      Excluir
  3. Muito lindo seu trabalho! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada Rita! Ficamos felizes pela sua postagem, pois é um estímulo para a continuidade do trabalho! Abraços

    ResponderExcluir
  5. A remoção aconteceu pela necessária correção ortográfica da própria Oficina!

    ResponderExcluir