quarta-feira, 31 de agosto de 2011

1ª Oficina de Cerâmica

A primeira Oficina de Cerâmica aconteceu sábado, dia 27 de agosto, na chácara da Tata, a ceramista Maria José Martins de Oliveira, filha do Delfino Martins de Souza.

 No centro da foto a ceramista Tata

Maria José Barrile Tomazella 
Coordenadora das Oficinas de Artesanato


Êeee Jeanetinha!

Olha lá a Miquelina também...


























     
E aí Sônia Felício!

Filhas da Mãe! A proxima aula eu não perco....
Segunda feira na Oficina gente!!!

Há mais de um ano estávamos atrás dela para convidá-la para montar essa oficina e nunca dava certo de conseguir contatá-la. Até que, no dia do nosso segundo Sarau Um Dediprosa com Mamãe, no dia 7 de maio, ela passou na frente da Oficina de manhã e saí correndo atrás do carro para convidá-la para conhecer a Oficina. Foi por Deus, pois ela ajudou  em toda a montagem do espaço do evento. O sarau foi feito sob a parreira que existe no quintal da Casa do Joanino e ela trouxe várias peças em cerâmica para decorar o espaço.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Simpósio Sobre Preservação de Patrimônio

Em outubro de 2010 realizamos o I Simpósio sobre Preservação de Patrimônio da Cidade de Conchas que teve por objetivo fomentar a conscientização da necessidade em preservar nossas riquezas Patrimoniais, Materiais e Imateriais, Arquitetônicas, dos Registros Históricos e a Memória dos Vultos da Cidade, unindo a música e a arte de uma forma geral, sempre propondo um trabalho conjunto com as escolas do Município.
Para tanto solicitamos a utilização das dependências da Câmara, levando em consideração a importância de tal evento para o público em geral, a elevada estima e competência dos palestrantes convidados, que se prontificaram graciosamente a nos auxiliar, a relevância do tema para a informação pública e concernente ao trabalho desenvolvido pelos digníssimos Vereadores de Conchas.

Definição
"Patrimônio Histórico pode ser definido como um bem material, natural ou imóvel que possui significado e importância artística, cultural, religiosa, documental ou estética para a sociedade. Estes patrimônios foram construídos ou produzidos pelas sociedades passadas, por isso representam uma importante fonte de pesquisa e preservação cultural" http://www.suapesquisa.com/

O CONDEPHAAT se prontificou a dar todas as orientações necessárias para a criação de nosso próprio Conselho de Defesa de Patrimônio.
Com esse intento estamos fomentando junto à Prefeitura, Câmara Municipal, instituições e grupos, a criação do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Arquitetônico, Histórico e Artístico e Cultural da Cidade de Conchas.

Os primeiros estímulos podem surgir por meio da criação de leis na Câmara, à base de Incentivos Fiscais, que estimulem os proprietários a fazer a manutenção de seus estabelecimentos e propriedades.

Alguns proprietários e arquitetos antenados com a preocupação mundial já demonstram claramente os efeitos das construções revitalizadas e modernizadas mostrando um caminho brilhante a seguir.

Muitas são as construções que conservam a história da cidade e com riquíssimos detalhes arquitetônicos, nem sempre relativos à riqueza de posses, mas de técnicas construtivas, permeando pela cidade às vezes em construções singelas, mas não menos importantes.

Todos os trabalhos se complementaram num único MANIFESTO PELA SENSIBILIZAÇÃO E ALERTA AO PERIGO DE ESTARMOS PERDENDO UM ELO IMPORTANTÍSSIMO DAS NOSSAS REFERÊNCIAS ARQUITETÔNICAS. NUM APELO ÚNICO PARA QUE ABRAMOS OS OLHOS PARA NOSSOS TESOUROS QUE PASSAM DESPERCEBIDOS À IMINÊNCIA DE DESAPARECEREM PARA SEMPRE, TRANSFORMANDO A CIDADE NUMA MASSA DE CONSTRUÇÕES SEM IDENTIDADE NENHUMA.

A seguir, montagem realizada por Reinaldo Elias para o Iº Simpósio, onde poderemos observar o desenvolvimento da cidade a partir da chegada da Estação Sorocabana em seu primeiro momento de expansão, seguida das considerações expostas no evento.

Conchas 
Patrimônio Histórico
Iconografia: Reinaldo Elias
Trechos da Obra Em Busca de Raízes de Nélson Malheiro e Daniel Crepaldi
comentários e considerações: Virgínia Martins de S. Caram

"No final do séc. XIX, após a inauguração da Estrada de ferro Sorocabana, à beira da Antiga Rota dos Pereiras, os produtores rurais, já formando o Bairro do Ribeirão das Conchas, adensando-se com a chegada dos imigrantes europeus, do Oriente Médio e de outras regiões do nosso estado, vieram a formar a povoação, após a criação da Estação das Conchas, que sustentada pelas olarias, comércio e pequenas e médias propriedades rurais logo passou a Disrito Policial, depois a Distrito de Paz de Conchas e Município em 1916. A grande produção de café e depois de algodão, plantados nessas propriedades rurais, proporcionou o aparecimento de vários empreendimentos necessários ao comércio de cereais e grande impulso no desenvolvimento da região, possibilitados pela Estrada de Ferro."
fonte: Em Busca de Raízes - Malheiro, Nelson e Crepaldi, Daniel


                            Foto tirada da Estrada do Santo Antonio
acervo Toty Maia

A busca de terreno mais seguro, longe das enchentes e também dos focos de mosquitos , os quais foram responsáveis pelos surtos de malária e febre tifóide que grassaram em meados do século XIX dizimando as populações ribeirinhas do Tietê, propiciou o estabelecimento das áreas mais altas como a região mais propícia  para a construção de moradias, ao largo da Rota dos Pereiras, terceira rota de ligação do sertão  ao Litoral Paulista. O terreno doado por André Honorato Alves, para a construção da Capela de Santa Cruz, onde hoje é a nossa Pça. Tiradentes, tornou-se com o passar dos anos o foco de expansão, dando continuidade pela Rota, ao longo da rua que é hoje a Rua Rio de Janeiro, em direção ao antigo caminho que ia à Botucatú, ou seja, pela Rua Amazonas e estrada que leva ao Bairro Santo Antonio.

Estação Ferroviária em 1910 
acervo Paulo Nunes

Em 1887 é construída a 1ª Estação Ferroviária, prédio dos armazéns que vemos no lado oposto da Gare construída em 1904, 2ª Estação, já obedecendo a elegância dos padrões da arquitetura inglesa. (Dr. Paulo Fraletti)

Após a escollha do local da implantação da Estação das Conchas, numa curva da Rota onde hoje é o final da Rua Rio de Janeiro, na Pça João Caram, dá-se a grande expansão com a criação da Rua do Comércio, hoje Rua São Paulo e direcionamento à áreas mais altas  onde viria a ser construída a Igreja de São Bom Jesus de Conchas.

1. A antiga Rota dos Pereiras corresponde nesse trecho `a rua próxima à olaria de Lori Mariano, em direção à Estrada do Porto e Anhumas, Rua Francisco Serraino, virando à esquerda na bifurcação à altura do cemitério, em estrada que levava ao Mato Grosso (Rua Mato Grosso), dobrava em seguida formando quadra com a atual Pça. Tiradentes, que somente viria a se formar pelos idos de 1890 e descia a estrada em direção ao local que em 1887 fora escolhido para ser implantada a Estação da Estrada de Ferro (descia a atual Rua Rio de Janeiro até a Pça João Caram ), em seguida fazia a curva que veio a formar o beco da Estação (Rua Maranhão) e dobrava em direção à Botucatu (trecho da Rua São Paulo e Rua Amazonas).

Gare da Estação - Detalhe

Rua São Paulo em 1900
acervo Bepa


Rua São Paulo em 1900 - Detalhe
Candeeiro na Rua Maranhão
acervo Bepa
A formação da Rua de Comércio seguindo os padrões estipulados pelo Código de Posturas da época, com a ocupação em casas geminadas com os beirais dando para a rua, portas e janelas com os distanciamentos adotados e aberturas estipuladas. Os detalhes em argamassa denotam o crescimento de uma classe comerciante próspera evidenciada pela busca da belesa plástica da arquitetura do início do século XX.

                     
Rua São Paulo vista da esquina da Rua Goiás
próximo à Pça. Tiradentes - déc. 1920 
acervo Bepa

Aos fundos, continuação da  Rota dos Pereiras,
ou Estrada que leva ao Bairro Santo Antonio

 
                    
Fase de construção da Torre da Igreja de São Bom Jesus  e
 1ª Capella na frente, já demolidas - déc. 1920

A primeira Capela de São Bom Jesus foi construída em terreno adquirido em 1892, onde hoje é a SABESP na Rua que recebeu o nome do doador.
Infelizmente a estratégia de domínio de vista pela Rua São Paulo e demais áreas abaixo, destinaram à destruição as primeiras construções, pois a segunda, construída em 1920, belíssima, também foi derrubada, pois a cada vez que uma nova igreja era construída para abrigar o crescente número de fiéis, esta era construída logo atrás, sendo necessária a retirada da anterior de forma que a igreja sobressaísse inteira.

"Escritura Particular de terreno comprado em 10 de outubro de 1892, na povoação de Conchas, por Benedicto Alves de Oliveira, representante da Igreja do Bom Jesus, de Manuel Ribeiro da Silva e sua mulher Felismina Maria de Jesus".
fonte: http://www.conchasmemórias.com.br/
acesso: 28/08/20011

Igreja de São Bom Jesus  em construção - déc. de 1920
acervo Paulo Nunes


"Em 14/4/1920 o  jornal “A Ordem” publica o desenho artístico do 2º prédio da Igreja do Senhor Bom Jesus de Conchas, com sua imponente torre, cuja pedra fundamental foi lançada em 28/3/1920 e o seu relógio mecânico, doado pelo Sr. Antonio Baroni, foi instalado nos dias de 4 à 08/7/1926, sendo o serviço contratado por 500$000(quinhentos mil reis)." 
fonte: Em Busca de Raízes - Malheiro, Nelson e Crepaldi, Daniel

O mostrador desse relógio, feito em ferro forjado, durante muitos anos foi guardado pelo senhor Paschoal Baroni, representação máxima do cuidado com o acervo muselógico da cidade, hoje pertence ao acervo do Museu da Oficina Cultural Joanino Maimone e logo poderá ser prestigiado pelos visitantes.
 
Enterro do herói Afonso de Simone Neto,
que deu seu nome a uma das ruas de nossa cidade.
acervo Paulo Nunes

 O Decreto Nº 1.584, de 17 de maio de 1973 autorizou o sepultamento dos despojos dos Heróis de 1932, no Monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista


                                           
Fachada da Igreja de São Bom Jesus  
A porta da antiga igreja se encontra hoje, bem conservada na
fachada do prédio do Lions Club de Conchas.
 acervo Ana Maria Diana

"Em 07/9/1945 chegou e foi recebido depois de uma expectativa ansiosa do povo, ao som festivo da LIRA ANTONIANA e saudado em versos pelo poeta caipira Sebastião Roque, o Sargento Duílio Scalise herói da 2ª Guerra Mundial, falecido em 28/02/l990 e sepultado em Itu, filho de Luiz Scalise e Assunta Athanázio Scalise."
fonte: Em Busca de Raízes

"Numa quarta feira chegou outro pracinha herói,  soldado Nélson Diniz, natural de Conchas em 05/03/1921, filho de João Diniz e Elisa Viana Diniz. No dia 23 do mesmo mês de setembro chegava outro herói, o soldado Dirceu Engler de Vasconcelos, também festejado, filho do nosso primeiro prefeito  farmacêutico Trajano Engler de Vasconcellos e depois o soldado Benedito Nunes de Oliveira, casado com Ismênia Barrili, falecido em 2001 com 76 anos, todos eles, nossos heróis de guerra."

   
Antiga Matriz, já inserida na paisagem da cidade  - déc. de 1930

Na lateral direita avista-se o recém construído barracão do Palandre, todo em tijolo à vista, mais tarde conhecido pelo Calcáreo e Moínho de Canjica pertencente à Família Caram, dos quais hoje resta o chalé em estilo Inglês, que era utilizado como administração da Balança de Caminhões que lá havia e residência. 

                       
 Obras da Igreja Matriz  déc. de 1960 
acervo Junior Silva Pinto

                      
A antiga Igreja é demolida na déc. de 1960
acervo Bepa

Apesar da infelicidade da derrubada da segunda igreja, ainda sim podemos contar com a belíssima construção que se deu pela década de 1960 da atual Igreja Matriz, construída na época do Pe Geraldo, sob projeto do Arquiteto Benedito Calixto Neto, responsável pela construção da Basílica da Aparecida, o que pode ser evidenciado pelos traços bastante peculiares de sua construção. 

A massa raspada em tom de tijolo, de muito boa qualidade, ainda pode
 ser apreciada, carecendo apenas uma boa lavagem por equipe especializada.
acervo Cláudia Sbragia

Prédio da esquina da Rua Minas Gerais com a
antiga Rua dos Escoteiros, hoje Rua Bahia.
 acervo Paulo Nunes

 Esse prédio foi construído para abrigar as Escolas Reunidas em 1919, pelo Sr. Alexandre José


O prédio é reformado para abrigar  a Prefeitura Municipal, substituindo a fachada original pela influência das contruções da déc. de 1960.
acervo Toty Maia

Prédio da esquina da R. São Paulo com a Rua Cel João Batista de Camargo Barros
Sede da Prefeitura nas déc. de 1920 e 30.


                                    
Prédio Art Deco da dèc. de 1930 na Rua São Paulo
acervo Olga Alexandre
Hoje em ótimo estado de conservação
pertence à Miguel Sartori

Sede da Prefeitura, na Rua Maranhão ´- déc. de 1950
foi residência do prof. Jorge Simão
acervo Paulo Nunes

Mantém vários registros interessantes na fachada como os balaústres na platibanda escondendo o telhado.
Hoje, carecendo de manutenção preocupa, mas torcemos para que os proprietários consigam pintá-lo, pois poderão se orgulhar de um belíssimo exemplar do nosso patrimônio arquitetônico.



Sobrado dos Gorga
Construído pelo Cel. João Batista de Camargo Barros no início do séc. XX

O casarão vinha recebendo boa manutenção, porém a falta de conhecimento quanto ao seu valor histórico ocasionou a descaracterização de sua fachada na busca da modernização para outro uso.
A perda do referencial urbano e identidade do bem com os cidadãos foi o maior motivo do alerta e despertar para as providências com relação ao nosso patrimônio histórico.

Para tanto iniciamos um trabalho de conscientização que mostre aos proprietários que é possível a revitalização de bens urbanos sem que isso infira na perda de criatividade do arquiteto. Muito pelo contrário, na Europa e em todos os países onde o avanço tecnológico torna possíveis as maiores criações arquitetônicas, o cuidado na preservação aliado à criatividade e estudo de novas funções trouxe para o nosso país as vantagens na utilização desses bens de forma inteligente, totalmente remodelados e que ainda agregam grande valor turístico ao imóvel, haja visto a revitalização dos Armazéns da Votorantim.

Prédio construído onde hoje existe o Banco do Brasil na Rua Bahia.
acervo Catarina Figueiredo Lima

Nota-se a grande influência das construções inglesas trazidas pela ferrovia, como os detalhes da cimalha dentada no desenho dos tijolos vistas ainda no prédio do Bola Sete, no final da Rua São Paulo,  construído para serraria do Superintendente da Ferrovia, Sr. Francisco José Speers.

Conchas Hotel, construído em 1917 na Rua Rio de Janeiro
Foi Sede do Forum na déc. de 1940
acervo Vera Henriques 

Pertenceu à família Henriques, pais de nossa poetisa Vera Henriques e avós do Tidico e da Maria Teresa Laurenti, responsável pelo Arquivo de nossa Oficina Cultural.

Ainda colocaremos algumas crônicas de Dona Ermengarda, sua mãe, para que possam se deliciar com suas memórias e causos interessantes onde relata sua infância no hotel.

Conchas Hotel - Rua Minas Gerais

Podem-se observar as colunas no portão, iguais as que ainda existem em frente, no muro do Colégio Equilibrium
acervo Vera Henriques

Prédio do Bola Sete, Largo das Máquinas, no final da rua São Paulo ao lado do Super Mercado Mama - déc. de 1940
acervo Olga Alexandre
Antiga Capela de Santa Cruz, hoje Capela de São Benedito, na Pça. Tiradentes
acervo Paulo Nunes

Prédio da Rua Rio de Janeiro construído no início do séc. XX, dono, certamente,
da platibanda mais bonita da cidade.

Embora descaracterizado, ainda ostenta sua platibanda intacta. Um trabalho de pintura na fachada, auxiliaria na revitalização do Centro Histórico e  colaboraria com o turismo do local.
À esquerda, sobre a coluna do portão poderá ver um dos leõezinhos que hoje se encontra no portal de entrada do Lions Clube.
Redação da Folha de Conchas
acervo João Jorge Mir

"Em 08/07/1944 foi fundada a “Folha de Conchas” com Redação e Oficinas à Rua Pernambuco nº 39, sendo seu Diretor Proprietário o Sr. Ferruccio Tonolli e Redator Chefe o Sr. João Antonio Benedetti, tendo como auxiliares de oficina Osvaldo Celestino, João Batista Tonolli e Paulo de Góis..."
fonte: Em Busca de Raízes

O Dr. Paulo Fraletti durante anos foi jornalista redator desse jornal com circulação na região, sendo um dos maiores responsáveis por uma informação de altíssimo teor para toda a comunidade abrangendo os mais variados temas , desde o cuidado no crescimento das crianças à luz de seu conhecimento como psiquiatra, preocupado com abusos de toda ordem, um aprofundado e pioneiro estudo histórico da região, até seus pendores literários na publicação de crônicas e poesias. 

Construção do Coreto na Pça. Tiradentes - 1949
acervo Paulo Nunes

A década de 1950 demarca o "boom" de crescimento da cidade, os maiores prédios viriam a ser construídos para as Instituições nessa época. O grande avanço foi garantido pela chegada do saneamento básico conseguido na época do Prefeito Marcolino Rodrigues de Morais, o Marquinhos, pai da Toty Maia, a Toninha que criou o site Conchas Memórias. Lá, devido à profusão de documentação referente à Conchas que permaneceu em sua família, ela generosamente nos brindou com a possibilidade de acesso a um grande número de informações de valor incalculável para o entendimento da história de nossa cidade. A tão sonhada Pça. Tiradentes, finalmente viria a se tornar uma realidade na vida dos conchenses.

Coreto recém inaugurado em 1950
acervo Teresa Sbragia

Miguel Maimone descreve a inauguração de forma bastante emocionada no livro auto biográfico O Colecionador de Conchas.
Construção da Caixa D'Água na déc. de 1950
acervo Paulo Nunes

"Em 01/3/1946 pelo Decreto Lei 213 do prefeito Cristino Gonçalves Sobrinho, a Prefeitura Municipal foi autorizada a fazer empréstimo junto ao Governo do nosso Estado, para instalação do serviço de água encanada na cidade, o que, entretanto viria a se concretizar em 1948 com o prefeito Marcolino Rodrigues de Morais; até que enfim após muitas promessas, com anos de atraso que frearam nosso progresso, chegou o tão almejado melhoramento tantas vezes cogitado na Câmara Municipal."  
fonte: Em Busca de Raízes - Malheiro, Nelson e Crepaldi, Daniel


                     

Construção da Caixa D'Água
acervo Toty Maia
Alunos do Ginásio em visita à Caixa D'Água na déc. de 1950
acervo  Rebeca Zacharias

Ginásio Estadual de Conchas

Funcionou de 1950  a 1959 no prédio depois ocupado pela Prefeitura, à Rua Bahia. Passando depois ao prédio novo à Rua Pernambuco, tornando-se mais tarde a Escola Estadual Anísio Ferraz Godinho.
acervo Teresa Sbragia

Construção da Santa Casa, déc. de 1950
acervo Suzana Urso

Construção do CRB na déc. de 1950
acervo Paulo Nunes

"Em 09/7/1903 foi criado o CRB, “Centro Recreativo Beneficente” de Conchas, sociedade civil sem fins lucrativos com sede à Rua Maranhão 112, com salão social e para teatro e cinema, sendo a 1ª Diretoria assim composta: Presidente o Sr. Virgílio de Figueiredo Queiroz, Vice Presidente  o Sr. Luiz Locchi e Tesoureiro o Sr. Antonio Simões Gonçalves; o terreno foi doação do Sr. Francisco José  Speers superintendente da Estrada de Ferro Sorocabana, que  comprou terras por aqui antes da estrada de ferro chegar e tinha como seu procurador o Cel. João Batista de Camargo Barros."
fonte: Em Busca de Raízes - Malheiro, Nelson e Crepaldi, Daniel

Construção do CRB
acervo Paulo Nunes

CINE CRUZEIRO - Prop. Irmãos Alexandre
acervo Olga Alexandre

Rua Minas Gerais 710 - Fund. 1952 - Cinema - 600 lugs. - Ap. 35 m/m
Func. diário - média anual 359 sessões - 71.697 espectadores
Relação detalhada de antigos cinemas da cidade de São Paulo e interior, em atividade na decada de 60.
cinemafalda.blogspot.com
acesso: 27/08/2011

Em estilo Art Deco como a maioria dos cinemas dessa época
além do saudoso passeio e namoro no cinema, foram momentos inesquecíveis nas formaturas das Escolas e Festivais de Música.
Cine Cruzeiro recém inaugurado, déc. de 1950

Depois de reformado teve aterrado o seu palco, porém ainda é possível a reversão, com uma revitalização para teatro, cinema e auditório. O que, com certeza, valorizaria em muito o acervo cultural da cidade, vindo a contento da maioria dos cidadãos.

Antiga Rodoviária na Rua Bahia - déc de 1960
acervo Paulo Nunes
Pena a perda da marquise nas reformas posteriores, pois era um  registro da arquitetura da época.

Cadeia Pública déc. de 1950.
acervo Toty Maia 

Segue os mesmos padrões da reforma do Prédio da Prefeitura reforçando os elementos construtivos.

Forum recém construído na déc. de 1960
acervo Teresa Sbragia

 

Forum - ao fundo a Casa da Lavoura
acervo Bepa
Escola Cel. João Batista de Camargo Barros

"Em 17/8/1942 o primeiro Grupo Escolar de Conchas, criado em 1928, a Escola “Cel. João Batista de Camargo Barros”, passou a funcionar  em prédio próprio à Praça Tiradentes 149, em terreno doado pelo Sr. Francisco Serraino; antes de se tornar Grupo Escolar Estadual, funcionou com a denominação de “escolas reunidas”.
fonte: Em Busca de Raízes

Ah! Nessa época a fonte funcionava e havia peixinhos dourados nadando...
Porém, como nada é perfeito, durante a década de 1960, o recreio era separado em turmas. As meninas ficavam no  lado esquerdo do pátio traçando o chão com Amarelinhas e limitando os espaços com tijolos para brincar de Casinha, e os meninos, jogando bola e bolinhas de gude, do lado direito. Um dia o Rogério, do Bar Marabá, menino temível na época, por colocar apelidos nas meninas, soltou, do outro lado, safado, um "velha corriqueira" que me deixou louca, que longe de me segurar, saí correndo atrás dele avançando sem restrições o espaço demarcado para meter-lhe uns safanões. Pena, além de não conseguir alcançá-lo, Dona Olguinha (Olga Pedroso) que junto com Dona Dalica eram as serventes, pôs-me de castigo depois do final do recreio, de pé em frente às gateiras do porão. Tudo bem Dona Olguinha, era preciso e eu perdoei, mas qualquer dia desses...!!!
Tá bom... Rogério, você ficou bonzinho então eu já esqueci....hum! 

Ponto para a Escola Coronel, que passou por uma reforma recentemente e está belíssima, com as cores bem próximas do original.
A fachada, com seu frontão neo colonial segue o desenho  desenvolvido na época, onde as plantas eram encomendadas e padronizadas para várias cidades assim como  o projeto do Forum.


folha em construção


Conchas Memórias   You Tube 
Toty Maia           Naldo Elias
Ao Reinaldo Elias
Olá Reinaldo! Parabéns mais uma vez! O blog Conchas - A Cidade Revelada está impecável e uma delícia de se ver! Estou colocando o material do Iº Simpósio Sobre Preservação de Patrimônio no blog da Oficina que ainda é novinho, com as considerações que foram desenvolvidas junto às escolas no ano passado. Neste ano as pesquisas foram direcionadas aos chalés de madeira na área rural, as casas de Juquiratiba e o histórico da Escola Coronel e Anísio, bem como novas considerações sobre o crescimento da cidade. Estamos indicando seu blog nas escolas para incentivo às pesquisas e os temas foram fechados e passados para os coordenadores semana passada.   A programação para o Simpósio deste ano, que acontecerá na Câmara dia 14 de outubro, está correndo e contamos novamente com a sua participação para a montagem dos painéis. Desta vez, em vez de power point tentaremos uma montagem mural junto à Secretaria de Cultura. Estamos sempre às voltas com seu nome, pois o trabalho sobre o registro da memória vem complementar a nossa meta de conscientização da comunidade, visando o estímulo e intensificação do estudo de nossa história nas escolas como meio efetivo de se alcançar o amor às nossas raízes, a auto estima e cidadania, valores esses que você apresenta em altíssimo grau.
Abçs e até lá. Virgínia